
O que são Implantes Dentários?
Existem muitas dúvidas dos pacientes sobre os Implantes dentários. Achei importante fazer uma postagem sobre esse assunto.
Os implantes mudaram de forma radical as reabilitações orais desde a década de 90. Antigamente as ausências dentárias eram restauradas com pontes fixas (dentes sobre espaços ausentes suportados por dentes sore bases dentárias que são chamados de pilares, assim como pilares de uma ponte) ou mesmo por próteses removíveis – PPR ou Dentadura.
O que são implantes dentários? Qual é a história dos implantes dentários? E como eles são usados para substituir dentes perdidos? Este artigo lhe dará uma visão geral sobre os implantes dentários.
De acordo com a maioria dos procedimentos na odontologia atual, os implantes dentários estão em constante desenvolvimento científico, e sua aplicação na prática clínica diária se tornou indispensável. A implantodontia requer conhecimentos em planejamento, cirurgia e prótese. O Cirurgião Dentista precisa se preparar muito para entrar nessa área e fazer uma especialização para se tornar um especialista em implantodontia.
Implantes dentários
Um implante dentário é na verdade um substituto para a raiz ou raízes de um dente. Da mesma forma que as raízes dentárias, os implantes são fixados no osso da maxila (arcada superior) ou da mandíbula (arcada inferior).
Ao contrário do que a maioria dos pacientes pensa, o processo cirúrgico de instalação do implante é muito rápido e indolor quando executado com os instrumentais corretos e por um profissional com experiência cirúrgica.
Normalmente quando é só o procedimento de instalação do implante na minha clínica o tempo entre a anestesia e a sutura leva em torno de 15 a 25 minutos.
O pós operatório também é em tranquilo sendo normalmente silencioso, quer dizer, sem dor.
Para o quê são indicados os implantes dentários?
São indicados para suportar as coroas dentárias (porções visíveis na boca), próteses mais extensas ou próteses totais fixas. Eles são feitos de titânio, que é leve, resistente e biocompatível, o que significa que não é rejeitado pelo organismo humano. As ligas de titânio são os metais mais amplamente utilizados em implantes dentários e outros implantes intra ósseos, como as próteses ortopédicas.
Qual é a taxa de sucesso dos implantes dentários?
A taxa de sucesso é em torno de 98% segundo a literatura, o que mostra a grande segurança desse tipo de tratamento.
A união do implante ao osso, chamada osseointegração (“osseo” – osso; “integração” – fusão ou junção), é a base biológica do sucesso do implante dentário. Isso porque, quando os dentes são perdidos, o osso que sustenta esses dentes também se perde.
A colocação dos implantes dentários estabiliza o osso, evitando a sua perda. Além de substituir os dentes perdidos, os implantes ajudam a manter a forma e a densidade do osso mandibular. Isso significa que eles também suportam o esqueleto facial e, indiretamente, as estruturas dos tecidos moles – tecidos da gengiva, bochechas e lábios.
Os implantes dentários contribuem para uma mastigação eficiente, elevam a autoestima, proporcionam um sorriso confiante, a falar e a promover uma estética natural. Essa funcionalidade proporciona bem-estar social, psicológico e físico.
Na minha clínica a primeira opção em correção da perda de dente é a instalação do implante dentário.
Gostaria de ser notificado no whatsapp quando lançarmos novas matérias? Quero ser notificado no meu whatsapp
Quer saber mais sobre a nossa clínica? Acesse Fabio Dantas Dental Studio